O processo de manufatura reversa consiste em desmontar, separar partes e extrair diferentes elementos de cada componente para destiná-los como matéria- prima para outras indústrias, ou seja, uma lógica que faz o caminho contrário ao da produção de equipamentos.
Em outras palavras é o processo de DESCONTRUIR para RECONSTRUIR!
Planejada: considerando-se o tipo de resíduo e volume, capacidade do veículo de transporte e localização do empreendimento, determinando após esta análise a melhor rota para coleta dos resíduos.
Correspondente ao tipo e ao volume do resíduo. Os recipientes são rígidos e resistentes à ruptura. Equipamentos de grande porte são alocados em caçambas, por meio de caminhão acoplado com garra.
Constitui na rotulagem das baias e dos recipientes, nos quais os resíduos estão contidos, conforme a classe e denominação dos mesmos.
Realizado em veículo próprio, com licença ambiental para transporte de resíduos perigosos, portando documentos de inspeção e capacitação, atestando a adequação embasada ao disposto da norma NBR 7.500 da ABNT e resoluções da ANTT (nº 420/2004, nº 701/2004 e nº 1644/2006). Condutores Devidamente habilitados e capacitados com o MOPP.
Após ser descarregado, o material é segregado segundo parâmetros expressos na NBR 10.004 que classifica os resíduos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública. Nesta etapa verificam-se quais resíduos serão desmontados e descaracterizados e quais serão diretamente armazenados temporariamente, além disso, ocorre a pesagem total do material.
Desmontagem consiste na retirada das peças que compõe o equipamento: sucata de ferro, plástico, alumínio, fios e cabos, cinescópios, baterias, entre outros. Os materiais contendo substâncias perigosas são diretamente acondicionados para transporte à empresas homologadas para tratamento e destinação final correta.
Retirada dos selos de identificação do material e destruição de componentes considerados inservíveis, evitando sua reutilização indevida no mercado e protegendo a marca da empresa, garantindo sua transformação em resíduo e atendendo as exigências e especificações das normas ambientais e de segurança.
Os resíduos são compactados em prensa própria da Soluções Ambientais. O acondicionamento consiste na colocação dos resíduos sólidos em recipientes apropriados que garantem sua estanqueidade, em condições de higiene, visando sua posterior estocagem ou coleta.
Realizado em galpões devidamente estruturados: piso impermeabilizado, cobertura com telhas ecológicas, excelente luminosidade e ventilação natural, luzes de emergência, câmeras de segurança 24hs, cabos de energia anti chamas.
Carregados em caçambas de variados tamanhos, que são identificadas e sinalizadas. Veículo conduzido por motorista habilitado, acompanhado por profissional treinado e equipado para auxiliar a retirada dos materiais. Os resíduos contendo substâncias perigosas são cuidadosamente alocados separadamente evitando tombamento. Emite-se o MTR.
Após toda análise e considerando-se a classificação do resíduo, ele deverá ser encaminhado ao um destino ambientalmente adequado, podendo ser para: tratamento térmico, fundição, descontaminação,
co-processamento, incineração, reciclagem, aterramento, entre outros.
O certificado de destinação final contém informações do processo: data da coleta; Nº da NF; Tipo de Resíduo; Quantidade; Unidade; Tipo Operação; Descrição do processo; Destinação Final; e Processo Realizado. O certificado é numerado e contém selo de autenticidade da Soluções Ambientais.
(35) 99703-7673
(35) 99830-5727
(35) 99818-3237 (whatsapp)
Rodovia BR 459 Km 121, nº 171 - Distrito Industrial
Santa Rita do Sapucaí - MG - CEP: 37540 000
comercial@solucoesambientaissrs.com.br
7:12 às 11:30 e 13:00h às 17:00h de Segunda a Sexta-Feira
AI Website Creator