simple site maker

T

Manufatura Reversa

O processo de manufatura reversa consiste em desmontar, separar partes e extrair diferentes elementos de cada componente para destiná-los como matéria- prima para outras indústrias, ou seja, uma lógica que faz o caminho contrário ao da produção de equipamentos.

Em outras palavras é o processo de DESCONTRUIR para RECONSTRUIR!

Mobirise

Coleta

Planejada: considerando-se o tipo de resíduo e volume, capacidade do veículo de transporte e localização do empreendimento, determinando após esta análise a melhor rota para coleta dos resíduos.

Acondicionamento

Correspondente ao tipo e ao volume do resíduo. Os recipientes são rígidos e resistentes à ruptura. Equipamentos de grande porte são alocados em caçambas, por meio de caminhão acoplado com garra.

Identificação

Constitui na rotulagem das baias e dos recipientes, nos quais os resíduos estão contidos, conforme a classe e denominação dos mesmos.


Transporte - Gerador
Soluções Ambientais

Realizado em veículo próprio, com licença ambiental para transporte de resíduos perigosos, portando documentos de inspeção e capacitação, atestando a adequação embasada ao disposto da norma NBR 7.500 da ABNT e resoluções da ANTT (nº 420/2004, nº 701/2004 e nº 1644/2006). Condutores Devidamente habilitados e capacitados com o MOPP.

Segregação


Após ser descarregado, o material é segregado segundo parâmetros expressos na NBR 10.004 que classifica os resíduos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública. Nesta etapa verificam-se quais resíduos serão desmontados e descaracterizados e quais serão diretamente armazenados temporariamente, além disso, ocorre a pesagem total do material.

Desmontagem e Separação

Desmontagem consiste na retirada das peças que compõe o equipamento: sucata de ferro, plástico, alumínio, fios e cabos, cinescópios, baterias, entre outros. Os materiais contendo substâncias perigosas são diretamente acondicionados para transporte à empresas homologadas para tratamento e destinação final correta.

Descaracterização

Retirada dos selos de identificação do material e destruição de componentes considerados inservíveis, evitando sua reutilização indevida no mercado e protegendo a marca da empresa, garantindo sua transformação em resíduo e atendendo as exigências e especificações das normas ambientais e de segurança.

Compactação e Acondicionamento

Os resíduos são compactados em prensa própria da Soluções Ambientais. O acondicionamento consiste na colocação dos resíduos sólidos em recipientes apropriados que garantem sua estanqueidade, em condições de higiene, visando sua posterior estocagem ou coleta.

Armazenamento Temporário

 Realizado em galpões devidamente estruturados: piso impermeabilizado, cobertura com telhas ecológicas, excelente luminosidade e ventilação natural, luzes de emergência, câmeras de segurança 24hs, cabos de energia anti chamas.

Carregamento para envio à receptora

Carregados em caçambas de variados tamanhos, que são identificadas e sinalizadas. Veículo conduzido  por motorista habilitado, acompanhado por profissional treinado e equipado para auxiliar a retirada dos materiais. Os resíduos contendo substâncias perigosas são cuidadosamente alocados separadamente evitando tombamento. Emite-se o MTR.

Destinação Final


Após toda análise e considerando-se a classificação do resíduo, ele deverá ser encaminhado ao um destino ambientalmente adequado, podendo ser para: tratamento térmico, fundição, descontaminação,
co-processamento, incineração, reciclagem, aterramento, entre outros.


Certificados


O certificado de destinação final contém informações do processo: data da coleta; Nº da NF; Tipo de Resíduo; Quantidade; Unidade; Tipo Operação; Descrição do processo; Destinação Final; e Processo Realizado. O certificado é numerado e contém selo de autenticidade da Soluções Ambientais.

Telefone:

(35) 3473-1149

Endereço

Rodovia BR 459 Km 121, nº 171  -  Distrito Industrial
Santa Rita do Sapucaí - MG - CEP: 37540 000 

E-mail:

comercial@solucoesambientaissrs.com.br

Horário de Funcionamento

7:12 às 11:30 e 13:00h às 17:00h de Segunda a Sexta-Feira